O projeto da Torre seria escolhido em um concurso, do qual concorreram setecentos projetos de cento e sete autores. Em março de 1885, Eiffel exibiu o projeto à Sociedade dos Engenheiros Civis. Assim, quando o ministro do Comércio, Eduard Leckroy, abriu a conferência para a escolha da torre, o texto deixava claro qual tinha sido a “fonte de inspiração”: Sugerimos que se pense na alternativa de projetar uma torre de ferro de
O vento era uma das principais preocupações do engenheiro. A torre é desenhada de maneira que resista a rajadas de até
Para sustentar os quatro pilares e dar maior estabilidade à torre, foi necessário remover 30 mil metros cúbicos de lodo, argila e terra dos solos do Campo de Marte. Eiffel utilizou caixas de ar comprimido que eram progressivamente empurradas até alcançar a profundidade ideal e depois preenchidas com cimento, as quais serviriam de fundação para a torre.
Construção da Torre Eiffel
A maior dificuldade era atingir o primeiro andar, que se iniciou em 1887, sendo que a partir dali a estrutura básica estaria montada. Seu desafio seguinte era a altura. Como não existiam guindastes capazes de içar peças a tamanha elevação, o engenheiro recorreu a um sistema inovador que, depois de imaginado, parece óbvio: a própria torre sustentaria quatro gruas a vapor para transportar as vigas. À medida que a construção subisse as roldanas das gruas também seriam deslocadas para andares superiores. Quatro meses depois, alcançou-se o segundo andar.
Após a finalização da Torre Eiffel, ainda havia uma preocupação: o limite de vinte anos de existência da torre. Era preciso, então, torná-la útil para garantir a não demolição. Eugène Ducreter, em 1898, obtivera licença para instalar uma antena de transmissão de telégrafo sem fio no topo da torre, foi então que as possibilidades de sobrevivência da torre começara a surgir. No fim de 1903 o Exército utilizou-se da torre para a instalação de equipamentos necessários para a telegrafia militar. E, sendo tida como ponto estratégico de visualização, pois proporcionava uma visão de 360 graus a uma distância de quase toda Paris, foi fechada aos civis nas duas guerras mundiais, ficando de uso exclusivo do exército francês.
Torre Eiffel
Desde então, continua a servir como ponto de apoio para sistemas de comunicação, na emissão de imagens, consegue receber e transmitir sinais de televisão e rádio FM.
Hoje, a majestosa construção permanece como uma das maiores atrações turísticas do mundo, visitada anualmente por cerca de quatro milhões de pessoas.
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